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O Desenvolvimento de Soft Skills como Estratégia para a Competitividade no Ensino Superior

O mercado teve muitas transformações ao longo dos anos, principalmente, após a pandemia. Com isso, empresas perceberam que precisavam de funcionários com habilidades que vão além das aptidões técnicas convencionais. Por essas questões, as soft skills passaram a estar em alta no mercado. É preciso reconhecer e ampliar tanto as capacidades de desenvolvimento pessoal, tanto quanto as de formação específica na área de atuação.

Quando pensamos na criação de um currículo sempre temos o óbvio em mente, as hard skills, como: cursos específicos, línguas estrangeiras e até mesmo experiências prévias. Mesmo isso não sendo o mais importante para um currículo, atualmente as empresas prezam também pelas soft skills.

Muitas vezes, empresas empregam pelo currículo, mas nem sempre a cultura organizacional bate com a do trabalhador, ou as vezes o colaborador não tem as soft skills necessárias para trabalhar, fazendo com que o funcionário possa ser descontinuado.

Mas o que são Soft Skills afinal?

São habilidades interpessoais, em que é possível ter ou adquirir ao longo dos anos, auxiliando na forma de interagir com as pessoas no local de trabalho.

São elas as mais comuns:

  • Comunicação eficaz – Não só saber expressar suas ideias, como também saber ouvir e contextualizar o que é transmitido.

  • Empatia – Conseguir se colocar no lugar do outro, tratando assim todos com respeito.

  • Inteligência Emocional – Saber lidar com as adversidades, principalmente em momentos de crise. Sendo essa a mais procurada no mercado de trabalho.

  • Proatividade – Antecipar as ações que devem ser tomadas e não esperar que alguém mande.

É essencial que as empresas busquem sempre a inovação, por isso, montar equipes de trabalho com essas skills tornou-se tão importante para o mercado atual e principalmente o futuro.


Nathalia Simonetti

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